Somos líderes criativos e audaciosos entre 18 e 40 anos. Representamos uma variedade inumerável de ocupações, desenvolvemos novas habilidades e competências ao contribuirmos com nossas comunidades, alicerçando novas bases e estabelecendo novas empresas e redes sociais. Aceitamos pessoas de qualquer raça, cor, sexo, religião ideologia política que desejam se converter em líderes de qualquer área de atuação.
Prometo solenemente que servirei fielmente aos propósitos do Juniorismo e que a todo momento defenderei seus ideais e princípios.
Proporcionar oportunidade de desenvolvimento que preparem as pessoas jovens a criar mudanças positivas.
Ser a principal rede mundial de jovens cidadãos ativos.
Fé e imaterialismo; Fraternidade; Justiça; Livre iniciativa; Respeito às leis; Ser humano; Serviço Humanitário.
Nós acreditamos:
Que a fé em Deus dá sentido e finalidade a vida;
Que a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações;
Que a justiça econômica pode ser melhor obtida por homens livres, através da livre iniciativa;
Que os governos devem ser de leis, mais que de homens;
Que o grande tesouro da terra está na personalidade humana;
E que servir a humanidade é a melhor obra de uma vida.
Serei uma pessoa de fé e de princípios;
Sustentarei a juventude em meu espírito e em meu coração;
Serei nobre em meus sentimentos e em meus atos;
Serei amigo, companheiro e irmão para todos;
Serei uma pessoa de sacrifício e de bem;
Serei leal e honrado com tudo e com todos;
Conservarei sãos o meu corpo e minha mente;
Não terei ódio, rancores e nem egoísmo;
Saberei perdoar e esquecer o dano que me fizerem;
E, se os homens são meus irmãos, as crianças serão como meus filhos e os idosos como meus pais.
O Presidente Nacional da JCI Brasil faz saber que em vista da decisão da junta Diretiva Nacional, deferindo o pedido da Organização Local Provisória Xanxerê, fundada em 05 de maio de 1973, na cidade de Xanxerê, estado de Santa Catarina, Brasil, resolve:
Autorizar a Regularização e Filiação da Referida Organização Local com o Título de Capítulo JCI-Xanxerê que, a partir de 1º de maio de 1974, passa a gozar de plenos direitos legais e constituídos e em consonância com os Princípios e Valores emanados da carta de Princípios da JCI.
Dado e registrado na Secretaria Geral da Sede Nacional da JCI Brasil, em Curitiba/PR aos 28 dias do mês de fevereiro de 2009.
No ano de 1972, a história da então, “Câmara Júnior”, hoje JCI Xanxerê, começou a ser traçada no oeste catarinense com a vinda dos companheiros Ivanor Vanzin e Ledônio Migliorini, da cidade de Chapecó. Os jovens Aljocir Badotti, Jandir Berto e Walmor Moschetta iniciaram esse projeto, multiplicando e semeando juniorísmo em Xanxerê, sendo as primeiras reuniões realizadas em 08 de agosto de 1972.
A ideia de uma Organização Mundial para Desenvolvimento de Liderança frutificou rapidamente. Em 05 de maio de 1973 foi fundada oficialmente a JCI Xanxerê, com a presença do presidente da JCI Brasil, Ademir Sobreira, que também empossou o primeiro presidente da JCI Xanxerê, Severino Orsatto.
Os anos passaram e cada presidente foi deixando um legado com feitos audaciosos como a construção do ginásio “Cajurê”. O patrocínio para que o município de Xanxerê tivesse a sua bandeira. O levantamento do tráfego de veículos para o asfaltamento da rodovia Xanxerê-Abelardo Luz. A construção da sala de recursos para deficientes audiovisuais, anexa ao Colégio Joaquim Nabuco. A construção da Casa do Escoteiro. O projeto e implantação da Praça La Salle e o projeto da Praça Tiradentes. A criação do PROCON. A reformulação do trânsito. E ainda projetos como: a reciclagem do lixo eletrônico, oratória nas escolas, anti-corrupção, melhores líderes – melhores sociedades, JCI e sociedade, Festival do Chopp, show de humor, saúde da criança, além de campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos.
A JCI Xanxerê também conquistou reconhecimento no Brasil e Mundo com a formação de instrutores e facilitadores, dirigentes estaduais e nacionais, com destaque para os presidentes estaduais Adão Ribeiro da Silva (1979), Hildo Girardini (1989), Zélia Daga (1992) e Gilberto Cherubin (2000), que também exerceu cargo de 48º Presidente da JCI Brasil no ano de 2003 e Vice-Presidente Mundial em 2006.
O Senado JCI Brasil também obteve a liderança de xanxerenses, como: Vilmo Orsatto (1987), Gilberto Cherubin (2005) e Lucir Vieira (2008). A nossa entidade tem importante destaque no concurso de oratória da JCI Brasil, obtendo 03 títulos de campeão nacional com Cláudio Itikawa (2001), Leandra de Oliveira (2010) e Karize Toldo (2012).
Ao longo dos anos, o trabalho dos membros foi consolidando-se e, prova disto é que, no ano de 2014, a JCI Xanxerê sediará a 60ª Convenção Nacional da JCI Brasil, evento que reúne cerca de 600 membros do Brasil para discutir o futuro da organização, participar de cursos, palestras e concursos.
Baixe aqui a revista dos 40 anos da JCI Xanxerê
Valter Balbinot;
Severino Orsatto;
Aljocir Badotti;
Nelson Savaris;
Danilo Marcolino Faccio;
Demétrio Brollo;
Rogério Luiz Vieira;
Walmor Moschetta;
Ari Natal Sgarbossa;
João Franci;
Leonório Bianchi;
Albino Arcari;
Aldolfo Wildemann;
Valdir Bortoluzzi;
Doilio Domingos Moschetta.
Albino Arcari;
Aljocir Badotti;
Jandir Berto;
Oscar Barbieri;
Rogério Luiz Vieira;
Roberto Astolfi;
Elton Casagrande;
Walmor Moschetta;
Leonório Bianchi;
Loreno Picinatto;
Lourenço Valdir Bortoluzzi;
Wilmo Orsatto;
Severino Orsatto;
Nelson Savaris;
Roni Luzzi;
Oracil S. Nascimento;
Doilio Domingos Moschetta;
Wilson Libero Olibone.
“A construção da Casa Júnior foi aprovada ao final do ano de 1995, na gestão do CJ. Elves Botta e iniciada em 1996 na presidência do CJ. Gilberto Cherubin. Havia recursos em caixa oriundos de eventos, como o Festival do Chopp e FESTCAR, mas sabíamos que necessitaríamos de complementos, já que a construção da sede apresentava orçamento em, aproximadamente, R$ 100.000,00 (cem mil reais) e possuíamos apenas a metade do valor.
A comissão, então, era presidida por eu, Adriana, pelo presidente Gilberto e os CJs. Eliseu Gasparini, Milton Bordin, Fábio Ghelen, Wallace Chillemi, Clairto Zonta, Antônio Bianchi, Ângelo Fuzinatto e Elves Botta.
Durante o ano, todos os membros participara dos projetos para arrecadação, especialmente do FEST PALIO – coordenado pelo CJ. Clairto Zonta –, restaurante da FEMI – coordenado pelo CJ. Valdemar Vieceli –, e do Festival do Chopp – coordenado pelo CJ. Lucir Vieira.
O projeto deveria apresentar-se simples, porém lembrar um templo de estudiosos e pensadores. Começamos as pesquisas e chegamos em resultados como as colunas gregas e o pórtico romano, utilizando estes detalhes para a fachada e tornando a construção imponente e clássica. Outra ideia dos antigos era a de que para ficarmos mais próximos a luz, deveríamos subir no alto da montanha, assim fizemos a sala da plenária no piso superior, liberando o térreo para funções de recepção. A escada circular de acesso ao piso superior sai do convencional, trazendo a ideia de um caracol dentro de um jardim, pois sob a escada projetamos um jardim interno para dar vida à construção. Os revestimentos da sala de reuniões, com assoalho e forro de madeira, foram escolhidos para trazer de volta a ideia de que ainda estávamos na antiga casa, mas com um visual novo, moderno e aconchegante, adequado às nossas reuniões.
A tudo foi pensado e calculado, mas o orçamento sempre menor e com algumas dificuldades, fazia a comissão, às vezes, repensar as atitudes. Porém, era nas dificuldades que percebíamos que os juniores estavam cada vez mais unidos e com mais forças para o próximo desafio. Tudo isto engrandecia o grupo, buscando terminar a obra da Câmara Júnior de Xanxerê, a qual tornou-se um símbolo da união que existe dentro desta entidade.
No início do ano de 2007, na presidência do CJ. Sérjio Soligo, foi inaugurada a sala de reuniões com a presença de autoridade do município, imprensa, juniores e familiares. Nesta ocasião foi, também, lançado o FEST KA, que sob a coordenação do CJ. Gilberto Cherubin, concluiu a arrecadação financeira para o pagamento da obra até, então, construída.
Com certeza, foi a comissão onde nos envolvemos, cada qual da sua maneira, mas todos com um objetivo em comum, o de transformar a vontade da entidade de ter uma casa nova, com mais espaço para os treinamentos em uma edificação plena e valorizada. Hoje, vinte anos depois, vejo que tudo valeu a pena, pois ter uma sede como esta, com certeza, influenciou no desenvolvimento de nossa Organização. Só tenho a agradecer à Câmara Júnior, pois foi minha segunda cada e minha segunda escola”.
Adriana Rigatti Fonini
Dos sonhos e realizações da qual é feita a história da JCI Xanxerê, está se concretizando ao completar, em 2013, 40 anos de atividades. Entre os devaneios e desejos dos membros fundadores, estava entre os mesmos a construção do Ginásio de Esportes Cajurê, pois há 40 anos já era perceptível a importância do esporte para a comunidade.
Com esse objetivo foi dada a largada na caminhada para a construção do Ginásio Cajurê, no ano de 1975, com aquisição do terreno, no qual hoje, também está a sede da JCI. Com o decorrer dos anos, os presidentes locais encamparam várias campanhas de arrecadação de fundos, eventos e pedidos de auxílio aos poderes públicos. Nesta ocasião, o município pretendia sediar os Jogos Regionais e, para isto, a concretização da obra é necessária, por isso, a Prefeitura Municipal, comandada pelo prefeito Rovilho Bortoluzzi, firmou um convênio de ajuda financeira, bem como, o Banco Besc e a Secretaria de Esportes, além da comissão de construção que encampou uma venda de painéis e rifas.
A inauguração do Ginásio de Esportes Cajurê ocorreu no ano de 1980, já com a realização dos Jogos Abertos Regionais em Xanxerê e, na sequência, havia a programação para os Jogos de Primavera, Jogos Estudantis, campeonatos, torneios e horários para locação.
No ano de 1981, o ginásio teve sua estrutura destruída, ocasionada por um vendaval no município, e os membros iniciaram mais campanhas e vendas de rifas para a reconstrução do mesmo. No decorrer da história, a JCI fez diversos investimentos em reformas, melhorias, pinturas e renovação dos painéis do Ginásio Cajurê.
Hoje, este contribui para o desenvolvimento dos jovens de nosso município, além de servir de área de lazer para os adultos.
Para tornar-se um membro da JCI, é preciso assumir um compromisso de vida, que traz em suas linhas o “companheirismo, bem, juventude do espírito e o respeito a todos”.
“Serei uma pessoa de fé e de princípios (…), e, se os homens são meus irmãos, as crianças serão como meus filhos e os idosos como meus pais”.
Seguindo este preceito, a JCI Xanxerê possui um dos maiores Clubes de Seniores do Brasil em atividade. Para integrar-se a este seleto clube é necessário ter mais de 40 anos – idade a qual um membro passa a não possuir o direito de voto. Porém, torna-se um orientador dos membros.
O Clube de Seniores da JCI Xanxerê, foi fundado em 13 de setembro de 1990 e, desde então, é formado por cerca de 100 Seniores que continuam realizando projetos em parceria com os membros ou paralelo às atividades da Entidade.
O título de senadores é uma honraria que pode ser concedida a membros ou ex-membros da JCI. Este título é vitalício e reconhece juniores que prestaram relevantes serviços para a comunidade, país ou mundo. A escolha é feita através de indicação de um membro ou uma comissão e votada pelos integrantes da Junta Diretiva Local.
Adelmo Ogliari
Ademir A. Costella
Albino Arcari
Aljocir A. Badotti
Angelo Fuzinatto
Angelo L. Pasquali Neto
Antonio Geraldo Carminatti
Christian Garghetti
Cláudio H. Itikawa
Cleber Antonio Leites
Daniel Girardini
Edarci Ogliari
Elcir J. Locatelli
Eliane Vieira
Eliseu Gasparrini
Elton Marino Altenhofen
Gilberto Luiz Cherubin
Hildo Justino Girardini
Jaime Luiz Cipriani
José João Dalla Santa
Leandro Gauer
Leandro Junior Vigo
Lucir Vieira
Luiz Alberto Sirino Junior
Milton Luiz Bordin
Nelci Tofolo Girardini
Osvaldo de Oliveira
Ronaldo de Oliveira
Rui Ferronato
Serjio Soligo
Severino Attilio Orsatto
Valdemar Garguetti
Valdemar Viecelli
Valdir Toniasso
Vilmo Roque Orsatto
Zélia Daga
Somos líderes criativos e audaciosos entre 18 e 40 anos. Representamos uma variedade inumerável de ocupações, desenvolvemos novas habilidades e competências ao contribuirmos com nossas comunidades, alicerçando novas bases e estabelecendo novas empresas e redes sociais. Aceitamos pessoas de qualquer raça, cor, sexo, religião ideologia política que desejam se converter em líderes de qualquer área de atuação.
Presidente: Jean Henrique Crestani
Passado Presidente: Ezequiel Deola
Presidente Subsequente: Adolfo Gaspareto Jr.
Secretário(a): Jodeli Putrich
Secretário(a) de Atas:
Tesoureiro(a): Alan Jose Cherobin
Vice-presidentes: Fernanda Tofolo, Maiquel Gonçalves, Adolfo Gaspareto Jr.
Conselho Fiscal: Silvana Rocha Brandelero, Cleto Folle, Darlin Agazzi, Alex Vissotto
Diretor(a) Capacitação: Deisi Joice Moschetta
Diretor(a) Ação, Parcerias e Novas Ideias: Gabriela Lorenzon
Diretor(a) Marketing e Eventos: Felipe Antonio Meneguzzi
Diretor(a) Concursos Internos: Cristiana Chenet
Diretor(a) Expansão Interna: Jonas Roberto Dalle Laste
Diretor(a) Integração, Esporte e Cultura: Igor Biesek
Diretor(a) Social: Ana Lucia Spessatto
Diretor(a) Patrimônio: Fernando Ebers
Coordenador(a) Projeto Nosso Futuro: Luiz Felipe C. Rech
Coordenador(a) Oratória nas Escolas: Thaina Caroline Caetano
Coordenador(a) Projeto Gastronômico: Marcelo Augusto Grolli
Coordenador(a) Academia Local de Liderança: Ezequiel Deola
Coordenador(a) Dia Mundial da Limpeza: Viviane Guadagnin
Coordenador(a) Festival Beer: Nathan Sartor
Coordenador(a) Projeto Mantenedores: Daniel Strada
Coordenador(a) Troféu Brasil: Felipe Antonio Meneguzzi
Coordenador(a) Outlet de Negócios: Rafael Brandelero
Coordenador(a) JCI nas Escolas: Wilson Nei Zacaron
1973
1974
1975
1976
1977
1978
1979
1980
1981
1982
1983
1985
1986
1987
1988
1989
1990
1991
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
Rua Hermindo Tofolo, 1977
Bairro dos Esportes
Xanxerê – Santa Catarina
89820-000